Nesta quarta-feira (15), a equipe de reportagem do Portal Onda Sul voltou na rua Belchior Gabriel de Carvalho (antiga rua Dos Lopes), com o vereador Wilber Pitol Moura para pedir providências no local. A rua que liga o bairro Rosário a Jacuba em Carmo do Rio Claro, enfrenta diversos problemas com a quantidade de buracos, poças d água e asfalto soltando em quase toda a extensão da via. Conforme os moradores e condutores a rua está muito esburacada, colocando em risco veículos e pedestres que transitam pelo local.
Segundo o vereador, a administração tem que priorizar a rua o mais rápido possível antes que aconteça o pior. A rua, além de ligar dois bairros, é muito utilizada pelos carmelitanos. Conforme o edil, o período chuvoso é compreensível e atrapalha algumas obras, mas para não chegar a esse ponto é preciso fazer planejamento e priorizar o trabalho de manutenção nas ruas do município. Hoje o que mais se cobra é o básico, ruas e estradas rurais em ótimas condições para os carmelitanos transitarem com segurança.
Morador da rua a mais de 50 anos, Cidinê de Carvalho lamenta a situação que a rua se encontra, cheia de buracos a ponto do morador não sair da sua própria garagem. Ainda segundo o aposentado, a cidade começou praticamente ali no bairro do Rosário e não pode simplesmente ser esquecida. O morador pede que algo seja feito o mais rápido possível, devido a rua ser uma das mais utilizadas pelos sitiantes e produtores rurais.
O que diz a Prefeitura:
Considerando o grande período chuvoso que atravessamos, as imperfeições no asfalto aumentaram e, ao mesmo tempo, atrapalharam o ritmo das obras no município. Somado a isso, em vários locais da cidade, o pavimento é antigo e já desgastado, o que é o caso da rua Belchior Gabriel de Carvalho (antiga rua dos Lopes).
Em abril teremos início a terceira etapa do Programa Asfalta Carmo – o maior Programa de Pavimentação da história de Carmo do Rio Claro, que já contemplou as ruas Dr. Bias Fortes, Epifânio Magalhães Macedo, Fernando Rafael Macedo, Casemiro Sena Madureira, Manoel Mendonça Neto, Davi João José, Monsenhor Mário e Desembargador José de Castro.
Com planejamento realizado no ano passado pela nossa equipe de engenharia, foi analisado cada logradouro, identificando as necessidades do local. No caso da rua Belchior Gabriel de Carvalho (antiga rua dos Lopes), não será feito o recapeamento, que é a recomposição da malha asfáltica. Será necessário realizar uma nova pavimentação no local, com a criação de um sistema de drenagem subsuperficial, para evitar danos como desagregação e diminuição da resistência no deslocamento dos materiais, ou seja, o asfalto atual será totalmente retirado para a colocação de um novo.