A suspensão inesperada do serviço da Balsa do Itapiché que faz à travessia da Ponte Torta e o município do Carmo tem causado grande revolta entre os produtores rurais que dependem desse transporte para o escoamento de suas produções. A medida, que foi informada por meio de uma placa fixada na entrada da estrada que dá acesso a balsa, estabelece que a balsa não operará entre os dias 23 de dezembro de 2024 e 31 de janeiro de 2025, devido a um período de manutenção e férias para os balseiros.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A surpresa foi ainda maior para os moradores de bairros como Leandros, Furna, Balbinos, Ferreiras, Barreiro e Santa Luzia, que dependem da balsa como meio de transporte essencial. Segundo relatos de usuários ouvidos pelo Portal Onda Sul, eles não foram previamente informados sobre a suspensão. “Simplesmente durante a madrugada a balsa foi retirada, e não houve nenhum tipo de comunicação ou planejamento”, desabafou um dos moradores.
A balsa, além de ser um meio de transporte rápido e acessível, é fundamental para o escoamento da produção agrícola da região. A suspensão do serviço aumenta consideravelmente a distância entre os bairros e o município do Carmo, impactando diretamente a logística dos produtores que dependem desse trajeto para levar suas mercadorias aos mercados e fornecedores. A rota alternativa, por via terrestre, é consideravelmente mais longa, o que agrava ainda mais a situação.
Em nota a Prefeitura informou que:
A administração municipal, em reunião recente foi constatado um grande número de horas extras e férias acumuladas pelos colaboradores. Para enfrentar essa situação, foi determinado um recesso em diversas áreas da Prefeitura, incluindo os serviços relacionados à balsa.
Além disso, a Prefeitura informou ainda que, durante a paralisação, a balsa foi encaminhada ao estaleiro de Furnas, onde será guardada em um local apropriado e passará por pequenas manutenções. A medida visa garantir que o equipamento esteja em condições adequadas de funcionamento quando retornar às suas operações. A administração reforçou que a decisão foi tomada com o objetivo de organizar a situação administrativa e assegurar a continuidade dos serviços de forma regular após o período de recesso.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KRGqHmN6Zph0dxGiOF3GN7