O Dia Mundial de Combate ao Câncer é comemorada anualmente em 8 de abril. A data serve para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da 2ª doença que mais mata pessoas em todo o mundo: o câncer.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
As causas para o surgimento do câncer podem ser as mais variadas possíveis, desde motivos externos – como o ambiente, costume ou hábitos que o indivíduo possui – até fatores internos, como características geneticamente predeterminadas.
A carmelitana e agente de saúde, Neia Assunção, está em processo de cura do câncer e desde o diagnóstico, em agosto de 2024, tem usado as suas redes sociais para compartilhar com familiares e amigos a sua trajetória. Em entrevista ao Portal Onda Sul, ela conta que o câncer não é uma “sentença de morte”, que há cura para a doença e que o intuito principal de compartilhar essa rotina é encorajar outras pessoas que vivem com o câncer.
“No caso do câncer de mama há muito pelo que lutar. A mamografia é liberada pelo SUS a partir de 49 anos , mas é indicada pelos mastologistas a partir dos 40 anos . No caso de mulheres com câncer de mama é indicado que suas filhas realizem o mapeamento genético, que prevê que essa mulher pode ou não ter o câncer e a partir daí realizar a retirada da mama , colocação da protese, esse exame também não é realizado pelo SUS e é um exame de alto custo“, conta a agente de saúde.
É importante que a sociedade esteja atenta a saúde e use o serviço de saúde ao seu favor, com a vacinação (HPV), toque, exames de rotina, consultas médicas, mamografia, entre outras. “eu uso o meu caso para orientar o que pode ser feito pra prevenir no dia-a- dia , os exames de rotina e se você teve esse diagnóstico que a vida continue com leveza, que ela não acaba ali e que há sim um começo de uma nova vida : A vida pós câncer que pode ser linda também “.
No Brasil, também é considerada a segunda doença que mais mata, em especial o câncer de pele. O principal objetivo do Dia Mundial do Combate ao Câncer é informar as pessoas sobre a importância de consultar sempre médicos e estar atento à saúde, para evitar o crescimento dessa doença.
