O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2023), começou no último domingo (5), na primeira parte da prova, os conhecimentos dos estudantes foram testados ao extremo com linguagens e ciências humanas, além da redação. A pós prova dividiu opiniões, enquanto uns julgavam fácil de ser compreendida e textos menos teóricos, outros, por sua vez, sentiram a prova mais bem elaborada e com cobranças diferentes dos últimos anos.
Todo ano o tema da redação do ENEM é um mistério que causa ansiedade nos estudantes. Em 2023 não foi diferente, o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil” mexeu com os ânimos dos participantes, que encontraram no inesperado, a possibilidade de conseguirem desenvolver melhor uma dissertação.
A professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, Priscila Silva Souza, pontuou ao Portal Onda Sul diversas questões curiosas sobre a formatação da prova neste ano. Segundo ela, além de tratar questões bem atuais no desenvolvimento das perguntas, os textos iam de encontro com o entendimento de outras disciplinas e acontecimentos sociais.