Um novo golpe no WhatsApp tem preocupado usuários do aplicativo de mensagens do grupo Meta (antigo Facebook). Criminosos se passam por pessoas conhecidas, usando fotos familiares, e pedem dinheiro sob o pretexto de terem trocado de número. A abordagem inicial é alegar que o telefone antigo está em uma assistência técnica e, em seguida, pedir ajuda financeira, pois alegam estar sem acesso ao aplicativo do banco no celular provisório.
O Tenente Izildo destaca que os estelionatários obtêm informações pessoais das vítimas por meio de perfis abertos em redes sociais ou vazamentos de dados. Esses dados podem incluir nome completo, telefone, endereço, email e até CPF e RG. Este golpe é diferente do golpe do WhatsApp clonado, já que o perfil real não perde o acesso ao aplicativo.
Para se proteger, Tenente Izildo recomenda que os usuários mantenham seus perfis nas redes sociais disponíveis apenas para amigos e familiares, além de sempre desconfiar quando alguém pede dinheiro pelo WhatsApp. Outros golpes incluem perfis falsos em redes sociais, venda de produtos inexistentes, bilhetes de loteria premiados e o recente golpe do PIX, em que criminosos utilizam dados de celulares para fazer transferências em dinheiro se passando por pessoas conhecidas.