No final de semana dois peixes pirarucu foram filmados por moradores na região do Lago de Furnas. O vídeo que circula nas redes sociais, já passa de um milhão de visualizações na página do Instagram @rottamg e o Jornal Folha Regional. Nos comentários da publicação todos estão impressionados, tanto pelo tamanho dos peixes (que pode chegar a 3 metros), quanto ao problema ambiental que esse peixe pode trazer para a região.
O pirarucu é um peixe de água doce que pode pesar até 200 kg. A espécie vive em lagos e rios afluentes, de águas claras e com temperaturas que variam de 24° a 37°C. Devido ao aumento da pesca comercial, o animal sofre risco de extinção. Na região Norte, em especial a Amazônia, o peixe é encontrado com mais facilidade.
No Sul de Minas, devido a falta de predadores para peixes desse porte, o pirarucu pode trazer desequilíbrio ambiental para a região. O perigo de desequilíbrio da fauna local é real. Caso esse peixe comece a reproduzir e crescer com frequência na região do Lago de Furnas, a situação poderá ficar fora de controle. Por isso, é preciso controlar e retirar do local quando possível.
