A Diocese de Guaxupé, sob a liderança do Bispo Dom José Lanza Neto, anunciou recentemente uma mudança nas tradições das festas paroquiais em sua região. O comunicado assinado pelo Bispo determina que a partir deste ano, quaisquer atividades de arrecadação financeira, como “Show de Prêmios”, “Ação entre Amigos”, rifas e bingos, sejam excluídas dos eventos religiosos.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A decisão segue uma recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e visa alinhar as festas paroquiais aos valores cristãos, além de garantir o cumprimento da legislação vigente no Brasil, que proíbe jogos de azar.
Desde janeiro a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Carmo do Rio Claro, havia iniciado a vendas das rifas que colaborariam com a tradicional festa da paróquia. Agora, por causa dessa decisão, todos aqueles que estavam com os bloquinhos devem devolvê-los na secretaria da paróquia.
Segundo o Pe. Júlio César Agripino, após a entrega e checagem de todos os talões de rifas, irá iniciar o processo de devolução do dinheiro das pessoas que adquiriram as rifas. Embora a decisão tenha pegado a comunidade católica de surpresa, o caso não afeta a igreja de realizar seus eventos.
