A Diocese de Guaxupé, sob a liderança do Bispo Dom José Lanza Neto, anunciou recentemente uma mudança nas tradições das festas paroquiais em sua região. O comunicado assinado pelo Bispo determina que a partir deste ano, quaisquer atividades de arrecadação financeira, como “Show de Prêmios”, “Ação entre Amigos”, rifas e bingos, sejam excluídas dos eventos religiosos. A decisão segue uma recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e visa alinhar as festas paroquiais aos valores cristãos, além de garantir o cumprimento da legislação vigente no Brasil, que proíbe jogos de azar.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A recomendação do MPMG tem gerado repercussão nas comunidades, especialmente nas paróquias de Carmo do Rio Claro, onde as festas religiosas são eventos muito aguardados pela população local. Tradicionalmente, a festa da Paróquia Nossa Senhora do Carmo acontece em junho, enquanto a festa da Paróquia Sagrada Família ocorre em agosto. Ambas as festividades são conhecidas por sua grande participação popular e, muitas vezes, contam com rifas, bingos e outras atividades para levantar fundos que financiam as despesas da igreja e suas ações sociais.
Diante dessa nova realidade, a equipe do Portal Onda Sul, procurou Padre Hudson Ivan Teixeira, responsável pela organização da festa da Paróquia Sagrada Família, para entender como a paróquia pretende se adaptar às novas orientações. Segundo o Padre Hudson, a decisão, embora tenha sido uma surpresa para muitos, é encarada como uma oportunidade de inovação.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KRGqHmN6Zph0dxGiOF3GN7