Na manhã deste sábado (19), o Portal Onda Sul esteve presente na Creche Recanto de Alegria, em Carmo do Rio Claro, para acompanhar um mutirão de exames promovido pelo “Projeto Ver, Enxergando o Mundo”. O evento oferecia exames de vista gratuitos à população, com a condição de que os participantes doassem um quilo de alimentos não perecíveis.
No entanto, o mutirão foi interrompido por uma contestação da cidadã Maria Aparecida Vilela, que exigiu da coordenação do evento o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM) do profissional responsável pelos atendimentos. Cida alegou que estava ocorrendo uma “venda casada” de óculos no local. Diante da situação, a Polícia Militar foi acionada para registrar um boletim de ocorrência, uma vez que a coordenação não atendeu à solicitação de Cida.
Durante a abordagem da PM, foi constatado que o profissional que realizava os atendimentos era um optometrista, habilitado para examinar, diagnosticar e tratar alterações do sistema visual, bem como identificar problemas oculares e sistêmicos.
Os atendimentos, que beneficiavam mais de 60 pessoas até aquele momento, foram encerrados. Em contato com os tenentes, Paulo junior e Priscila, responsáveis pela Creche Recanto de Alegria, nos disseram que haviam recebido boa recomendação sobre o serviço do projeto que foi prestado em outras comunidades. Que em nenhum momento foi falado da obrigatóriaedade da compra dos óculos, e que a parceria com o Recanto foi de somente o espaço para os atendimentos. Ambos lamentaram o ocorrido, destacando que a entidade fechou esta parceria com a intenção de colaborar com a saúde da comunidade. Já o coordenador do Projeto “Ver Enxergando o Mundo” foi procurado pela reportagem, mas não se manifestou até o fim da tarde.
O episódio levanta questões sobre a regulamentação e a transparência em eventos de saúde comunitária, bem como a importância de esclarecer os papéis dos profissionais envolvidos para garantir a confiança da população.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4