No dia 5 de abril, às 3h da madrugada, moradores de Alpinópolis reviverão uma tradição histórica: a caminhada com a cruz do cruzeiro até a Serra da Ventania, uma prática que não acontece desde 1959, ou seja, há 66 anos. O evento, que remonta a um marco cultural e religioso da cidade, promete reunir a comunidade local em uma celebração de fé e devoção.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, os moradores Davi e Thales, responsáveis pela organização da atividade, fizeram um convite especial para todos os interessados em participar da via-sacra. O trajeto, que terá uma extensão de 7,3 quilômetros, começará na porta da Igreja São Vicente, no centro de Alpinópolis, e seguirá em direção à Serra da Ventania, onde a cruz será carregada pelos participantes, recriando um momento simbólico de fé e resistência.
De acordo com Davi, a cruz que será carregada na caminhada sempre fez parte da história do município, mas, com o tempo, ela foi diminuindo de tamanho, simbolizando a evolução da tradição.
”Em 1959 eles carregaram essa cruz e colocaram lá, em um momento de fé e devoção. Com o passar do tempo, a cruz foi ficando pequena, porque várias vezes ela chegou a cair e algumas pessoas aqui da cidade reerguiam ela, até chegar em um momento que ela caiu e não teve como levantar novamente, porque ela ficou muito pequena. Mas juntou uma turma aqui e resolveu fazer uma ‘vaquina’ e conquistar uma nova cruz e fazer o percurso novamente”, relatou Davi.
Fonte: Jornal Folha Regional
