Um menino morreu engasgado com um enfeite de Natal no distrito de Lage, em Ibiraci. Segundo a Polícia Civil, um inquérito foi instaurado para investigar o caso, que aconteceu no sábado (7).
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A polícia foi chamada no pronto-socorro após o menino chegar sem sinais vitais. Foi apurado junto com a família da vítima, que ele estava em casa e ao ouvirem um barulho de engasgo encontraram ele dentro do banheiro. Consta no Boletim de Ocorrência que estava com a mão no peito, indicando falta de ar.
Os pais usaram a manobra de Heimlich, acreditavam que algo havia obstruído as vias respiratórios, um vizinho, técnico de enfermagem, também ajudou os pais da criança. Mesmo assim, ele não reagiu e precisou ser levado ao pronto-socorro.
A equipe médica que estava de plantão viu a criança fez manobras, mas o menino não resistiu. A criança foi sepultada na manhã desta segunda-feira, 9, em Ibiraci.
A perícia da Polícia Civil esteve no local. A Polícia Civil informou que instaurou inquérito policial para apurar as circunstâncias da morte. Segundo a Polícia Civil, testemunhas serão ouvidas nos próximos dias para colaborar na investigação do caso.
A bolinha pode ter obstruído a passagem de oxigênio.
Treinamentos para primeiros socorros Lei Lucas
O SENAR Minas junto com o Sindicato dos Produtores Rurais de Carmo do Rio Claro ofereceu um curso de primeiros socorros para educadores e motoristas escolares. O curso durou dois dias e tinha como o principal objetivo, levar conhecimento aos membros da escola para que consigam reagir em momentos como esses; engasgo, entre outros.
- A capacitação deve ser realizada por profissionais da área da saúde.
- O treinamento deve ter no mínimo 4 horas e ser renovado anualmente.
- Pelo menos um funcionário de cada instituição deve ser capacitado.
O curso foi realizado pela enfermeira Cinthia Assunção.