Os carmelitanos Paulo Marcelo Silva, Maria Bernadete dos Santos e a empresa Rádio Difusora FM, receberam na Cãmara Municipal na sexta-feira (24), os títulos de Honra ao Mérito pela contribuição na cidade de Carmo do Rio Claro.
O propositor do projeto e também quem concedeu a honraria para Maria Bernadete dos Santos, foi o vereador Antônio Marcos Esteves, além dele, a vereadora Najara Ávila também esteve presente e realizou a entrega para Padre Júlio, representando a Rádio Difusora FM e o vereador José Joaquim Silva, também propositor do projeto, fez a entrega do título ao ex-vereador Paulo Marcelo Silva (Paulão).
Além deles, o Deputado Estadual Raul Belém esteve presente, compôs a mesa e participou de toda a solenidade. Durante o evento foram apresentados as diversas qualidades e a trajetoria de sucesso de cada homenageado, a começar por Maria Bernadete dos Santos, professora, bibliotecária, vice-diretora da Escola Estadual Monsenhor Mário Araújo Guimarães. atuação na Conferência Nossa Senhora do Rosário, sendo a primeira mulher eleita presidente da Conferência . Também contribuiu com o Lar dos Idosos Frederico Ozanam e foi presidente do Lar Nossa Senhora do Carmo.
O homenageado Paulo Marcelo Silva teve destaque além da política, no ramo da saúde, com a doação de sangue. Inicialmente, o trabalho era realizado por sete pessoas, logo a notícia se espalhou por toda Carmo e novos interessados surgiram. Através do crescimento exponencial, foi criado o Grupo Amigos do Bem, que transportam os doadores de sangue até Passos regulamente. A rede de apoio conta com 650 doadores atualmente. Além disso, Paulão também debate as questões do Lago de Furnas e em 2018 foi responsável por promover a primeira Audiência Pública em defesa da Cota Mínima 762.
A terceira homenageada da noite foi a Rádio Difusora FM. Fundada em 1952, a rádio é responsável por evangelizar através da sua frequência a população carmelitana, principalmente a zona rural. A rádio está há 71 anos no ar e, em 2021, passou para a frequência FM, tornando-se capaz de atingir outras áreas e difundir a informação. A Fundação Padre Penteado é a responsável pelos trabalhos da Difusora FM e o responsável é o Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Padre Júlio César Agripino. Além da prestação de serviço local, a rádio é famosa pela transmissão das missas.
Antes do encerramento Paulo Marcelo Silva prestou uma homenagem aos diversos doadres de sangue do município, em especial as famílias presentes na Câmara.