A imunização contra a Covid-19 com a aplicação de vacinas bivalentes começou a ser realizada na segunda-feira (27), nas cidades de Poços de Caldas e Pouso Alegre, no Sul de Minas. A partir do dia 1° de março, a vacina também deverá ser aplicada nos postos de saúde em Varginha.
Desta vez, o reforço que será aplicado é a vacina bivalente Pfizer, que protege contra a cepa origianal do coronavírus e as subvariantes ômicron. A estratégia de reforço desta vez, segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), é dividir a vacinação em cinco fases para os grupos prioritários.
Na primeira etapa, serão vacinadas as pessoas com 70 anos ou mais, imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhas, quilombolas e pessoas que vivem e trabalham nas instituições de longa permanência.
Embora a cobertura vacinal já tenha sido anunciada em território nacional e recentemente em algumas cidades do Sul de Minas (as maiores até o momento), a cidade de Carmo do Rio Claro e a microrregião ainda não receberam nenhum lote de vacinas bivalentes para darem início a imunização. Em contato com a Regional de Saúde de Passos, que administra essa área, não foi possível obter nenhum dado concreto sobre a distribuição e aplicação do imunizante. Um e-mail foi enviado ao setor de epidemiologia e o Portal Onda Sul aguarda o posicionamento da regional.