Os alunos do Instituto de Educação e Cultura (IEC), tiveram uma experiência além do imaginável durante uma excursão para a Mina de Ouro Presidente Tancredo Neves. no Centro Histórico de São João Del-Rei, nesta semana.
O aluno percebeu algo de diferente entre as formações rochosas da mina e durante a explicação geológica que estava sendo feita no local, encontrou uma pepita de ouro.
O momento trouxe alegria para todos que estavam presentes. A pepita foi encaminhada para a direção do Instituto de Educação e Cultura e será inserido no acervo didático da escola.
Veja a nota enviada ao Portal Onda Sul pelo professor de História Junio César Oliveira Martins.
No 07/07 o Instituto de educação e cultura – IEC levou seus alunos para uma visita cultural na cidades históricas de São João Del Rei e Tiradentes. Marca registrada da escola, essas execuções tem por finalidade levar o aluno ao encontro com nossos bens patrimoniais. São visitadas, igrejas, museus, Minas de ouro, passeio de Maria Fumaça entre outras ações no decorrer do dia. Nesta viagem em especial algo bastante inusitado ocorreu, ao descer a mina de ouro na cidade de São João Del Rei, o aluno Álvaro do sexto ano do ensino médio, muito atento as explicações, percebeu que uma rocha tinha um brilho diferente, apontou para o pequeno ponto e causou espato geral aos responsáveis da mina! Era uma pepita de ouro! O responsável pela mina desce os 30 metros diariamente e nunca tinha percebido. A mina é do século XVIII, está desativada há mais de um século. O fragmento de ouro que deve conter aproximadamente 1/2 grama de ouro foi dado a escola, para ficar em amostra e ser usado como instrumento de estudo para os demais alunos.
A diretora Marisa Reis também acompanhou os alunos.