A campanha Outubro Rosa acontece todos os anos e visa conscientizar a população sobre o tipo de câncer mais comum entre as mulheres e o segundo em número de letalidade, o câncer de mama.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Pensando nisso, a equipe do ESF Continental promoveu durante a tarde desta sexta-feira (25), uma palestra para explicar e exemplificar como esse câncer afeta a vida de milhares de pessoas, quais os métodos devem ser realizados a partir do toque e o passo a passo dos cuidados após a mamografia e os diagnósticos.
Vale ressaltar que esse tipo de câncer não atinge somente as mulheres, homens também podem receber esse diagnóstico. De acordo com o grupo do ESF Continental, recentemente um homem em Carmo do Rio Claro foi diagnosticado e está em fase de tratamento.
A médica, Dra. Leticia Cristina Silva Viana, explica que desde a adolescência já é recomendado que as meninas comecem a se autoavaliar a partir do toque na região dos seios e também das axilias. Ela também comenta sobre os casos que necessitam de atenção redobrada, como o histórico familiar.