A professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, Priscila Silva de Souza, apresentou um projeto ao diretor da Escola Estadual Monsenhor Mário Araújo Guimarães que tinha como propósito os temas que poderiam estar no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2024).
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Segundo a professora, além da abordagem cotidiana dentro da sala de aula, o aulão “Caneta Afiada”, ofereceu uma imersão ainda maior sobre alguns conteúdos que podem ser vistos entre as questões da prova. Para isso, alguns profissionais da área do Direito, Saúde, Inteligência Artificial, História, Sociologia e Filosofia, deram palestras para debater temas importantes que estão diretamente relacionados com a prova. Dr Thales, Lucas Carielo, Marcos Mendonça, José, Andreza e Pita (representando o Conselho Tutelar), foram os convidados para realizarem as palestras aos alunos.
De acordo com o diretor da E.E.Monsenhor Mário Araújo Guimarães, Thales Abreu Mezêncio, assim que o projeto “Caneta Afiada” foi apresentado, ele foi enviado para a Superintendência Regional de Ensino de Passos. Logo que tiveram acesso, a Superintendência também orientou que esse projeto fosse praticado em todas as escolas estaduais da região de Passos. Com isso os alunos, em especial as turmas dos terceiros anos, fariam a prova mais atento as questões atuais.
Embora o intuito fosse oferecer aparato principalmente para a redação do ENEM, os alunos ficaram atentos a outros pontos, que poderiam estar presentes em questões aleatórias da prova. Para Priscila, o tema da redação deste ano ‘Desafios para a valorização da herança africana no Brasil’ surpreendeu positivamente. Inclusive, é um tema debatido por ela em sala de aula atualmente.
O ENEM 2024 acontece em dois finais de semana, o primeiro foi no último domingo (3), a segunda parte, composta por Exatas e Ciências da Natureza, acontece no próximo domingo (10).