Os moradores da Praça Dona Maria Goulart em Carmo do Rio Claro voltaram a questionar a prefeitura sobre o corte dos pinheiros (tuias). Tudo começou na sexta-feira (16), quando uma moradora filmou e fotografou as plantas podadas.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
O caso é semelhante ao de janeiro do ano passado, quando a prefeitura podou, pela primeira vez, essas tuias. A pressão popular foi tão intensa que o trabalho da prefeitura precisou ser paralisado. Na época, a Polícia Militar do Meio Ambiente e o Ministério Público foram acionados para tentarem reverter a situação.
De acordo com os moradores, as tuias da Praça da Matriz fazem parte do patrimônio histórico de Carmo do Rio Claro e a poda delas, seria um crime ambiental. “Fizeram isso, ninguém viu. Fizeram isso de manhã, deve ter sido umas 5h, 6h, horário que a gente não pudesse ouvir e nem ver”, diz a moradora no vídeo.
Em contato com o Portal Onda Sul, os moradores alegaram que vão tomar providências. A prefeitura de Carmo do Rio Claro também se manifestou, veja a nota à imprensa abaixo.
A Prefeitura de Carmo do Rio Claro esclarece que o corte das tuias na Praça da Matriz foi realizado com base na autorização do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento, concedida no ano passado. As árvores estavam condenadas, sendo necessário a remoção.
Vale lembrar, que o novo projeto de reforma da Praça Dona Maria Goulart, prevê o plantio de novas árvores e também a revitalização do Coreto Municipal
