Nesta quarta-feira, 27, está sendo realizado no Hospital São Vicente de Paulo em Carmo do Rio Claro mais uma etapa das operações eletivas de catarata e pterígio, fornecidas pelo Deputado Federal Emidinho Madeira. Mensalmente, uma gama de pacientes recebem o benefício, sendo possível fazer, gratuitamente, as cirurgias.
Em alguns casos, os pacientes carmelitanos são transferidos para unidades de saúde em outras cidades para que as operações possam ser realizadas. No hospital de Carmo já foram feitas 271 cirurgias, outras 191 na Santa Casa de Passos, 39 no Hospital Universitário Alzira Velano, em Alfenas, e mais 31 no Hospital Gimirim, em Poço Fundo.
As cirurgias eletivas compreendem Carmo, Conceição da Aparecida, Campestre, Córrego Fundo, Delfinópolios, Fortaleza de Minas, Ilicínea, Jacuí, Nova Resende, Pimenta, Pratápolis, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Tomas de Aquino, entre outras. E, o plano de Emidinho Madeira é diminuir (até zerar), as filas para as cirurgias. Até o momento foram feitas 2.075 consultas oftalmológicas na clínica do hospital carmelitano e o esperado é que o número continue aumentando.
Desde o início do programa, o deputado já indicou o equivalente a R$ 1.847.865,00, tornando possível todo o trabalho voltado para a saúde no município. A prefeitura de Carmo do Rio Claro, por meio da Secretaria de Saúde, acompanha todo o processo das consultas e cirurgias e fornece o suporte necessário para os pacientes e familiares.