Não é novidade que o Brasil enfrenta uma epidemia de dengue, em especial o Estado de Minas Gerais. Carmo do Rio Claro continua sendo afetado pela ação do mosquito vetor e acumula muitos casos da doença. Segundo o boletim da dengue emitido pela prefeitura de Carmo do Rio Claro, entre os dias 01 de janeiro a 25 de fevereiro, já eram 295 notificações para a dengue, desses, 163 foram descartados e 132 positivos.
Agora, em uma nova atualização, Carmo do Rio Claro tem 137 casos confirmados da doença. Cinco casos confirmados no período de quatro dias. Além disso, há um óbito no município devido aos problemas em decorrência da doença. O município ainda não tem nenhum caso de chikungunya ou zika.
De acordo com a Chefe de Vigilância Sanitária e Epidemiologia, Maria Júlia Leite Hervas, a prefeitura, através da secretaria tem feito o possível para evitar a proliferação do mosquito, mas em alguns casos o comportamento dos munícipes deixa a desejar. Segundo ela, o combate ao Aedes aegypti começa em casa, com cuidados básicos de higiene e estende-se ao tratamento com os agentes epidemiológicos, que precisam adentrar nas residências para a fiscalização e controle dos mosquitos e larvas.
Ao contrário do que muitos pensam, somente o trabalho do fumacê não é capaz de evitar e controlar o problema. É preciso de cuidados adicionais como: eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerante e sacos abertos que possam acumular água, limpar e proteger as piscinas e caixas d’água, tampar os ralos, entre outros.
