Aconteceu neste sábado, 25, um evento esportivo na quadra da Escola Estadual Monsenhor Mário Araúo Guimarães. O encontro de capoeiristas, de diversas cidades da região, foi devido a uma graduação dos alunos e também do professor Domênico de Oliveira Ribeiro.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Embora a entrega dos novos cordões tenha acontecido hoje, na sexta-feira, 24, os capoeiristas já estavam em Carmo do Rio Claro para aproveitaram mais a oportunidade de se encontrarem e gingarem capoeira. A entrega dos novos cordões foram para os alunos que mais desenvolveram durante o período de avaliação. Para o professor Domênico, a nova graduação foi feita de forma simbólica, mas a entrega oficial também acontecerá neste ano.
Diveros mestres da região do Sul de Minas estiveram presentes no evento. Além de Carmo do Rio Claro, integrantes de Conceição da Aparecida, Alfenas, Franca, Passos, entre outras cidades. Ao todo, mais de 100 pessoas participaram dessa graduação. Além do batismo dos capoeiristas de Carmo, alguns de Alfenas também foram representados.
De acordo com Mestre Passarinho, a capoeira é “o esporte mais complexo que existe no mundo”. “Para ser capoeirista você não tem simplesmente que saber lutar. Você tem que saber lutar, ser um historiador, saber tocar e saber cantar”, disse Eleir em entrevista ao Portal Onda Sul.