A nova subvariante identificada pela OMS chamou a atenção. O Diretor Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ressaltou que o surgimento da XBB.1.1.6 é um lembrete de que o vírus continua evoluindo e ainda pode causar novas ondas de doenças e mortes.
A subvariante XBB.1.1.6 é um recombinante das variantes BA.2.10.1 e BA.2.75. Até 27 de março, 712 sequências da XBB.1.1.6 foram identificadas em 21 países. Os sintomas associados à subvariante XBB.1.1.6 são semelhantes aos da Covid-19 em geral, incluindo conjuntivite, coceira nos olhos ou olhos vermelhos, dor de garganta, febre alta, nariz entupido e dor no corpo.
Vacinação e coronavírus em Carmo do Rio Claro
A Secretaria de Saúde de Carmo está atenta ao esquema vacinal, quem busca pela imunização bivalente em muitos casos já aproveita para adquirir a vacina Influenza também. Tudo para prevenir os casos de covid e também de gripe (muito comum durante a modificação climática).
De acordo com o Secretário Adjunto de Saúde, Ederaldo Leandro, há quase um mês o município não registra um caso positivo de coronavírus. O último, conforme os dados municipais, foi em 19 de abril. Ele também aproveitou para reforçar a importância da vacina na cura de doenças e alertou os pais para vigiarem e completarem o esquema vacinal dos filhos, especialmente as crianças.
Nova faixa etária para a covid-19
Na terça-feira (02), a Secretaria de Saúde deu sinal verde para a imunização contra a covid-19 para adultos a partir de 18 anos. Para garantir a dose de reforço basta procurar o Centro de Imunização Risoleta Neves, portando os documentos e os comprovantes das doses da covid-19 adquiridas anteriormente.