Em janeiro, o deputado estadual Raul Belém esteve em Carmo do Rio Claro para cumprir uma agenda de compromissos. Entre elas, na Associação dos Artesãos de Carmo do Rio Claro. Lá, ele pode ver de perto a infinita produção artesanal e artística das mãos carmelitanas.
Em meio aos doces, licores, cerâmicas, imagens sacras e artesanato, o deputado estadual comentou sobre os Projetos de Leis que tramitam na Assembleia de Minas Gerais, para tornar Carmo do Rio Claro a capital do doce bordado e cristalizado, além de patrimônio material, a forma que são feito os doces no município do Sul de Minas. “Tudo para poder preservar essa tradição, essa cultura dos doces de Carmo do Rio Claro, que é famoso no Brasil todo”, parafraseou Raul Belém.
A Associação dos Artesãos participa de feiras nacionais de doces e artesanato e em outubro farão uma feira específica em Carmo do Rio Claro. Vale ressaltar, que os doces cristalizados de Carmo do Rio Claro estão inseridos entre as dez delícias típicas de doces de Minas Gerais.