As expressões culturais continuam sendo realizadas em Carmo do Rio Claro. O ano de 2025 começou recheado de eventos, em vários pontos do município, beneficiadas pela Lei Paulo Gustavo. Entre uma demonstração e outra, o calendário cultural vai se completando.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Os artistas e produtores culturais apresentam seus trabalhos a partir da ideia que foi repassada no edital. Na semana passada, por exemplo, João Pedro Pontara, fez a 1ª Mostra de Cinema de Carmo do Rio Claro, o evento (que durou três dias), reuniu interessados pela cultura e diversos curiosos. Além de atrair olhares, todos que visitaram a exposição puderam se divertir com os filmes e músicas, além da participação de artistas locais e de outras cidades.
Agora, o produtor está envolvido em mais um projeto, a 1ª edição do Música na Capela. Segundo João Pedro, diversos cantores/grupos já foram convidados para se apresentarem e surpresas acontecerão durante o evento. Além de produtor cultural, João Pedro também participará com o seu grupo, o Coletivo Encantoá. Sendo assim, na sexta-feira (24), os carmelitanos presenciarão mais talentos. O evento acontecerá a partir das 19h e a entrada é gratuita.
Outras produções
João Pedro também convidou aos carmelitanos para prestigiarem os outros artistas locais e suas obras e citou alguns nomes, como: o fotógrafo Renato Soares e sua palestra e exposição no Auditório Municipal (Capela), nesta terça-feira (21), a produção audiovisual do musicista/percussionista, Bruninho Valeriano, e o trabalho realizado com a Bateria Feminina Batukaê, de Carmo do Rio Claro, a bailarina Aira Talessa, as oficinas de teatro, do diretor Vadinho Souza, entre muitas outras.
Atenção as datas e programações culturais de Carmo do Rio Claro
O produtor cultural (que faz parte do Conselho de Cultura de Carmo do Rio Claro), também comentou sobre a Lei Paulo Gustavo, que favorece todos esses trabalhos. Segundo ele, é preciso um pouco mais de planejamento para que todas as produções possam “sair do papel”, de forma correta e os artistas locais conseguirem se organizar para produzir – com tempo – seus trabalhos.
João Pedro também comentou sobre a outra Lei Federal que apoia a cultura e em breve deve estar disponível para ser acessada pelos artistas, a Lei Aldir Blanc. O artista também afiirmou que políticas públicas voltadas para a cultura/arte/lazer, devem ser realizadas em Carmo do Rio Claro, além desses investimentos de ordem federal.