A Polícia Militar de Minas Gerais em parceria com “Tião Tubarão”, morador de Cana Verde e parte do grupo de Gustavo Almeida Freire, o “Gustavo Tubarão”, fizeram uma campanha para alertar sobre os golpes da internet, em especial, o golpe do PIX.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Sebastião Fernandes Filho, de 71 anos, ganhou fama no Instagram de Gustavo Tubarão e hoje tem 3 milhões e 200 mil seguidores na rede social. O seu personagem é bem-humorado, extremamente sincero e cultiva as raízes mineiras.
A estratégia da Polícia Militar é atingir novos públicos e informar sobre os perigos e consequências dos golpes virtuais.
A postagem
Com a facilidade proporcionada pelos novos métodos de pagamento, como o Pix, criminosos estão se beneficiando das redes sociais para para aplicar golpes. Um dos mais comuns atualmente consiste na fabricação de perfis falsos para seduzir internautas, principalmente do sexo masculino, e coagi-los a efetuar transferências. 💰
Algumas orientações da PMMG:
🤔 Desconfiar de aproximações suspeitas por mensagem direta;
❌ Não efetuar transferências bancárias para perfis desconhecidos;
✅ Conferir os dados da conta de destino ao fazer um pagamento por Pix.
Denúncias podem ser feitas pelo 190! É essencial que vítimas também abram um boletim de ocorrência para colaborar na identificação dos criminosos.