Desde a semana passada, o Brasil tem testemunhado a catástrofe no Rio Grande do Sul. Cidades encobertas de água, número de pessoas desaparecidas aumentando dia após dia e a cada atualização, um novo número de mortes confirmadas.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
O caos instalou-se de forma cruel no Sul e agora todos se mobilizam em solidariedade para minimizar as perdas astronômicas do estado. As fortes chuvas assombram os moradores, a força da água prejudicou cidades inteiras, deixando todo o Sul em estado de alerta. Famosos e anônimos estão recorrendo as redes sociais para tentar ajudar e influenciar outras pessoas também a ajudarem com valores em PIX ou então doações de roupas, alimentos, produtos de higiene, entre outros.
De acordo com a atualização desta terça-feira, 07, até o momento são 90 mortes confirmadas, 132 desaparecidos e 361 feridos. A tragédia deixou cerca de 1,3 milhão de pessoas afetadas. Mais de 155 mil pessoas estão desalojadas e outros 48 mil estão em abrigos. A marca já supera a última tragédia ambiental no estado, em setembro de 2023, quando 54 pessoas morreram.
Para contribuírem com a causa, empresárias carmelitanas ofereceram seus empreendimentos para pontos de apoio e recolhimento de materiais que serão enviados ao Rio Grande do Sul. Garimpei Acessórios, Bruna Prado Acessórios e Di Prado Fitness são os locais que estão recebendo roupas, produtos de higiene pessoal e também água.
De acordo com Gabriela Mendonça Faria, proprietária da Loja Garimpei Acessórios, os materiais serão recolhidos até às 13h, do próximo sábado (11/05). Toda arrecadação será transferida para um caminhão, que fará o trajeto em alguns locais do Sul de Minas e posteriormente será repassado a empresa Paulineris Transportes, que levará as doações ao Rio Grande do Sul.
Outras cidades que também estão na Campanha Aquecendo o Rio Grande do Sul são: Alfenas, Areado, Córrego do Ouro, Alterosa, Cabo Verde, Pouso Alegre e Machado.