A Prefeitura de Carmo do Rio Claro divulgou o balanço do número de viagens que os veículos vinculados à Secretaria da Saúde fizeram no mês de janeiro. Segundo a administração, cerca de 322 viagens foram realizadas para transporte de pacientes do município para outras localidades.
Segundo a prefeitura, desse montante, a cidade com mais destinos foi Passos, onde os veículos levaram pacientes 185 vezes só no mês de janeiro. Em segundo lugar aparece a cidade de Alfenas.
De acordo com a prefeitura, além de Passos e Alfenas, os veículos da saúde levam pacientes em 23 destinos diferentes, entre eles, Varginha, Barretos, São Paulo, Ribeirão Preto e Americana.
Conforme ainda a prefeitura, ao todo, são transportados em média, cerca de 60 pacientes carmelitanos por dia em viagens, sem levar em consideração os transportes feitos dentro do próprio município e também as transferências de pacientes do hospital São Vicente de Paulo para outros hospitais.
Com relação a quilometragem rodada, a prefeitura divulgou que somente no mês de janeiro, os veículos da saúde rodaram mais de 83 mil km.
MUTIRÃO
A Prefeitura de Carmo do Rio Claro promoveu nesta sexta-feira, 9, um mutirão de testes rápidos das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISF’s). A iniciativa contou com a participação da equipe da Secretária Municipal de Saúde, com objetivo de conscientizar sobre esses tipos de doenças no período do Carnaval.
De acordo com o chefe de Atenção Básica, Luiz Carlos de Jesus Gonçalves Marques, embora as IST’s estejam controladas no município, realizar esses trabalhos e espalhar o conhecimento por meio da informação é importante para o bem-estar público.
Além do teste rápido, quem passou pela praça Capitão Tito Carlos Pereira, onde aconteceu o evento, recebeu preservativos.
Conforme informações do Ministério da Saúde, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, sendo transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.
Segundo ainda o ministério, a transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.
Fonte: Clic Folha
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4