Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estão entre os finalistas de um prêmio internacional de inovação em saúde. A Calixcoca para tratamento de dependência em cocaína e crack foi aprovada na primeira etapa da disputa e vai concorrer com outros 13 projetos ao prêmio de 500 mil euros. Entre os finalistas também está a vacina SpiN-TEC MCTI da UFMG, imunizante que previne a covid-19.
De acordo com a UFMG, a Calixcoca foi uma das selecionadas na categoria Inovação tecnológica aplicada à saúde. Já a SpiN-TEC foi uma das vencedoras na categoria Inovação em terapias. Ao serem escolhidas em suas respectivas categorias, as iniciativas da UFMG já garantiram um prêmio de 50 mil euros. Agora elas disputam, junto com outros 11 projetos selecionados, a categoria “Destaque”, que premiará o grande vencedor com 500 mil euros.
A votação para escolher o grande vencedor é on-line e exige registro em conselho de medicina em um dos países com participação da farmacêutica financiadora da premiação. O prazo termina no dia 3 de setembro.
Calixcoca
A Calixcoca é uma vacina terapêutica para o tratamento da dependência em cocaína e crack. O projeto é coordenado pelo professor Frederico Duarte Garcia, do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina. Segundo o médico, a formulação terapêutica inovadora tem grande potencial no tratamento da dependência das duas drogas.
Fonte: O Tempo
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/DlR9Ct4e83NDquP3tyTbos