A captura, o transporte e a comercialização ilegal de animais silvestres, como pássaros, é um crime que prejudica tanto os animais quanto o meio ambiente. Recentemente, a Polícia Militar do Meio Ambiente apreendeu quase 300 pássaros no Sul de Minas, muitos dos quais estavam em cativeiros irregulares ou sendo transportados para venda ilegal. O processo de captura geralmente envolve métodos como a caça com alçapão, e os animais são vendidos ou mantidos como animais de estimação.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Entre os casos recentes, destaca-se a apreensão de 155 pássaros em Pouso Alto, encontrados no porta-malas de um carro que seguiria para o Rio de Janeiro. Os responsáveis foram liberados após assinar um termo circunstanciado. Em Campo Belo, outros sete pássaros foram encontrados em condições precárias dentro de um carro.
Além das multas e medidas penais, os animais apreendidos são encaminhados a centros de triagem, onde passam por reabilitação. No entanto, muitos não conseguem sobreviver após a soltura devido à falta de adaptação à vida selvagem. O tráfico de animais também gera um impacto grave na natureza, pois, para cada animal capturado com vida, muitos outros morrem no processo.
Denúncias sobre esse tipo de crime podem ser feitas pelo 190 ou 181.
Fonte/G1
Imagem/Polícia do Meio Ambiente
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KRGqHmN6Zph0dxGiOF3GN7