O governo federal confirmou que o abono salarial PIS-Pasep do ano-base 2022 será disponibilizado nesta segunda-feira, 15 de abril, para trabalhadores nascidos nos meses de março e abril. Este pagamento marca a terceira fase de distribuição do benefício em 2024.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Anteriormente, em fevereiro, os beneficiários nascidos em janeiro receberam o abono, e em março, foi a vez daqueles nascidos em fevereiro. O abono salarial oferece até um salário mínimo e é destinado anualmente a empregados e servidores que preencham os critérios estabelecidos pelo programa.
O direito ao abono é concedido a funcionários de empresas privadas, sob o código PIS, e a servidores públicos, pelo Pasep, que tenham trabalhado no mínimo 30 dias durante o ano-base e cuja remuneração mensal não tenha excedido dois salários mínimos.
Informações detalhadas sobre o banco responsável pelo pagamento, as datas e valores, incluindo os de anos anteriores, podem ser acessadas através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital e no site Gov.br.
Neste ano, o calendário de pagamentos foi harmonizado para que tanto os trabalhadores do setor privado quanto os servidores públicos recebam o abono de acordo com o mês de nascimento, conforme o cronograma estabelecido.
De acordo com o Ministério do Trabalho, cerca de 24,8 milhões de trabalhadores estão aptos a receber o abono, sendo 21,9 milhões do setor privado e 2,9 milhões do setor público.
Para este terceiro lote de pagamento, serão contemplados aproximadamente 3,8 milhões de trabalhadores de empresas privadas, totalizando um montante de R$ 4,05 milhões em benefícios, e 492 mil servidores públicos, com um total de R$ 596 mil em abonos.