Os testes de segurança na urna eletrônica, conduzidos por pesquisadores da Polícia Federal (PF) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), estão em andamento, visando garantir a integridade do sistema eletrônico de votação nas eleições municipais deste ano. Esses testes, conhecidos como Teste Público de Segurança (TPS), são uma etapa regular em cada ciclo eleitoral.
?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
No ciclo anterior, realizado entre novembro e dezembro do ano passado, os pesquisadores examinaram os códigos-fonte e realizaram diversos ataques para identificar vulnerabilidades. Embora não tenham comprometido a integridade ou o sigilo do voto, foram encontradas algumas falhas, como mensagens de erro não previstas na inicialização da urna e problemas no procedimento de carga de informações sobre candidatos e eleitores.
Após identificar essas falhas, uma comissão avaliadora selecionou cinco inconsistências para serem corrigidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Agora, durante o teste de confirmação, os pesquisadores estão verificando se essas correções foram eficazes, examinando novamente os códigos-fonte e executando os programas de controle do hardware, além de testar diversos componentes da urna eletrônica, como o gerenciador de dados, aplicativos, software de carga, votação, e apuração, entre outros.
Além das equipes da PF e da UFMS, sete pesquisadores do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) também estão participando dos testes, fornecendo suporte técnico.
O TPS é considerado fundamental para garantir a transparência e a constante evolução do sistema eleitoral, transformando as descobertas dos pesquisadores em melhorias no sistema. Essa iniciativa busca assegurar a confiabilidade e segurança do processo eleitoral, fornecendo à população garantias de que seus votos serão registrados e contados de forma precisa.
Fonte: Jornal Folha Regional
Foto: reprodução
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4