A construção da nova igreja matriz de São José Operário, em São José da Barra começou neste mês. O primeiro passo foi desfazer a torre que ficava na parte frontal do imóvel e isolar as laterais, para dar início as obras necessárias de sustentação e assentar a edificação.
O projeto original foi elaborado e aprovado pelo setor responsável da Diocese de Guaxupé, quando o padre Janicio de Carvalho Machado era o pároco da cidade. Seu sucessor, o sacerdote Antônio Donizeti de Oliveira, afirmou que precisar dar o pontapé inicial na obra.
“A paróquia não tem recurso suficiente para deixar a igreja pronta em tempo recorde. Vamos controlar os trabalhos de acordo com os recursos disponíveis, que serão bancados pela comunidade através de festas, campanhas, eventos, doações em dinheiro e em materiais de construção. Na época da aprovação do projeto, foi previsto a construção em uma área de 780 m², a estimativa de gasto era de R$5 milhões, mas deve ter aumentado consideravelmente”, ressaltou o padre Antônio, que informou que a atual igreja não tem mais espaço suficiente para acolher todos os fiéis.
A atual igreja matriz, localizada na praça Padre José, a principal da cidade, não será totalmente desmanchada enquanto tiver condições de receber os fiéis para celebrações religiosas, confissões e casamentos, tendo em vista que a área da nova construção é espaçosa e não deve atrapalhar o funcionamento do local.
Já no dia 26 de março deve ser realizado o leilão de animais, no estádio municipal Dona Belinha, onde a renda também será em prol da construção na igreja.
Fonte: Clic Folha