Alfenas foi palco do evento “Sustentabilidade em Foco – Diálogos para um Futuro Verde no Entorno do Lago de Furnas”, realizado na última quinta-feira, dia 21.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A iniciativa abordou temas essenciais como educação ambiental, qualidade da água, saneamento, turismo sustentável e a revitalização das bacias do Lago de Furnas, alinhados aos objetivos da Agenda 2030.
A presidente do Circuito Turístico do Lago de Furnas e secretária adjunta do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH GD3), Thayse Castro, destacou a relevância do encontro para a preservação dos recursos naturais. “Discutir a revitalização das bacias do Lago de Furnas é fundamental para conscientizar sobre os impactos ambientais e buscar soluções práticas que preservem esses ecossistemas vitais para as próximas gerações”, afirmou.
Durante o evento, foi criada a Comissão em Defesa do Lago de Furnas, com foco em ações para evitar poluição, revitalizar nascentes e rios afluentes e conscientizar sobre o uso responsável de agrotóxicos. Também foi lançada a campanha “Água Limpa, Esgoto Zero no Lago de Furnas”, que será acompanhada pela Câmara Técnica de Planejamento do CBH GD3.
O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, participou de forma online e apresentou o Plano de Turismo Verde. Já Wilson Rodrigues Melo Junior, do Ministério de Minas e Energia, expôs detalhes do Programa de Revitalização de Bacias CPR Furnas.
Presença de autoridades
Estiveram presentes no evento o subsecretário de Saneamento da Semad, Anderson Diniz; a superintendente de Educação Ambiental e Fauna Doméstica, Patrícia Carvalho; o vice-presidente do CBH Furnas, Carlos Frederico Loiola, entre outros representantes de instituições e prefeituras da região.
Ações futuras e sustentabilidade
As cidades de Monsenhor Paulo e Elói Mendes foram contempladas com uma experiência de tratamento de esgoto oferecida pela empresa Solos Solution. A tecnologia, que utiliza o processo de Biorremediação Acelerada por Bioaumentação de Microrganismos Autóctones (Babma), garante o tratamento sustentável de efluentes residuais, contribuindo para a preservação do solo e das águas.
Com iniciativas voltadas para o fortalecimento de políticas públicas, conscientização ambiental e práticas sustentáveis, o evento reforçou a importância de unir esforços para garantir um futuro equilibrado e verde para a região do Lago de Furnas.