O Lar do Idoso Frederico Ozanam de Carmo do Rio Claro enfrenta um surto de casos de Covid-19 nesta semana. De acordo com representantes do local, as normas de saúde para controlar o coronavírus precisaram ser reestabelecidas e o local está com as visitas suspensas.
Na terça-feira, 15, uma residente da casa de repouso para idosos faleceu, embora a causa do óbito não tenha sido confirmada para a Covid-19, a idosa possuía algumas comorbidade, entre elas, cardiovasculares.
Segundo a unidade, a residente que veio a óbito, precisou ser internada devido as alterações no quadro de saúde. No local, 32 residentes foram afetados pela Covid-19 e nove funcionários estão afastados com sintomas gripais.
Para controlar a proliferação do vírus, além da suspensão de visitas por tempo indeterminado, os profissionais aderiram ao isolamento em período integral, além do uso de equipamentos de EPI, uso de máscaras, álcool, capotes, toucas, luvas, entre outros objetos.
A prefeitura de Carmo do Rio Claro esteve no Lar do Idoso Frederico Ozanam e disponibilizou uma equipe para apoiar a monitoração dos idosos e dos casos. Durante a tarde de quarta-feira, 16, a prefeitura se manifestou nas suas redes sociais. Confira a nota abaixo.
A Prefeitura de Carmo do Rio Claro informa, com preocupação, a ocorrência de um surto de Covid-19 no Lar do Idoso Frederico Ozanam, instituição conveniada à nossa administração. Até o momento, foram confirmados 28 casos entre os idosos e 6 casos entre os funcionários. Infelizmente, também foi registrado um óbito no dia de hoje. Ressaltamos que a paciente que veio a óbito possuía diversas comorbidades, o que agravou seu quadro clínico.
Diante dessa situação, assim como foi feito durante a pandemia, todos os quartos foram isolados, e os pacientes que testaram positivo estão sendo monitorados pela equipe médica da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Benedito de Deus, além de receberem cuidados da nossa equipe de enfermagem.Para reforçar o atendimento e a gestão da situação, foi deslocada a equipe do ESF Benedito de Deus, que está auxiliando não apenas os pacientes, mas também todo o processo de notificações e controle dos casos.A Prefeitura tem prestado toda a assistência e suporte necessários para que a situação seja controlada e não se agrave. Todos os casos estão sendo monitorados rigorosamente. Felizmente, devido ao fato de todos os residentes estarem com o ciclo vacinal completo, os sintomas apresentados até o momento são leves, restritos a sinais gripais.
Reafirmamos nosso compromisso com a saúde de todos e continuaremos acompanhando a situação de perto, adotando todas as medidas necessárias para conter o avanço da doença e proteger os envolvidos.
