Hoje, 1º de agosto, a superlua poderá ser vista em grande parte do Brasil. Conforme o Observatório Nacional, o satélite natural estará maior e mais brilhante, pois estará no perigeu, ponto da órbita de máxima aproximação da Terra.
O perigeu é quando a distância entre esse satélite e a Terra é menor do que 360.000 km. Quando isso ocorre, a Lua fica 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu (microlua) – quando está mais distante.
O fenômeno desta noite poderá ser visto em todas as partes do Brasil desde que não haja nenhuma interferência climática, esclarece a Dra. Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional.
A superlua nascerá neste 1 de agosto de 2023 às 17h38 (horário de Brasília) e irá se pôr no dia seguinte, 2 de agosto de 2023, à 7h31.
Segundo a Nasa, a Superlua de 1º de agosto é também chamada de “Superlua de esturjão” em referência a um peixe, que nessa época é encontrado em grande quantidade nos Grandes Lagos da América do Norte, um conjunto imenso de lagos de água doce entre o Canadá e os Estados Unidos.
Fonte: O Tempo
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/DlR9Ct4e83NDquP3tyTbos