A Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos) recebeu a primeira remessa da vacina bivalente contra a covid-19 pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). As doses serão entregues aos municípios nesta quarta-feira (01). O imunizante é da marca Pfizer e é destinado como reforço ao esquema vacinal primário ou para quem já recebeu uma ou duas doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da última dose recebida.
O imunizante bivalente para covid-19 é uma nova estratégia do Ministério da Saúde para intensificar a vacinação em 2023 entre os grupos prioritários – conforme a Nota Técnica Nº 01, do Ministério da Saúde – e atingir a meta de 90% de cobertura orientada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Para isso, o MS estabeleceu cinco fases de vacinação, sendo a primeira destinada aos idosos com 70 anos de idade ou mais, pessoas a partir de 12 anos que vivem em instituições de longa permanência (ILP), trabalhadores dessas instituições, imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
Para cumprir a fase 1, a SRS Passos recebeu uma primeira remessa da vacina Pfizer bivalente com 13.158 doses, a ser divididas entre os municípios conforme suas respectivas populações na faixa etária a partir dos 70 anos e demais pessoas dos grupos prioritários dessa fase. A logística de vacinação será definida pelos próprios municípios, conforme orientações a serem repassadas pelo setor de imunizações do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI)/SRS Passos em reunião que será realizada na quarta-feira com as referências técnicas municipais.
As outras quatro fases da campanha vão contemplar os idosos de 60 a 69 anos, as gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência permanente.