Murillo de Albuquerque Regina, é um dos maiores especialistas em vitivinicultura do Brasil. Graduado em Agronomia na cidade de Machado em 1983, Murillo tem pós-doutorado pelo Établissement National Technique pour L’Amélioration de La Viticulture, na França.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Dr. Murillo, sócio-fundador e diretor do grupo Vitácea Brasil, foi homenageado com o Troféu Vitis Destaque Enológico 2024. Organizada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), a premiação aconteceu no dia 19 de outubro em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. O prêmio é um reconhecimento e uma justa homenagem à sua trajetória profissional, marcada por uma dedicação à evolução do setor vitivinícola brasileiro.
E não para por aí; o vinho produzido por Dr. Murillo em sua vinícola também foi premiado recentemente. O Primeira Estrada Gran Reserva 2021 foi considerado o melhor vinho tinto nacional pela revista Prazeres da Mesa, uma das maiores revistas especializadas em gastronomia do Brasil. A premiação, que teve indicações de um júri especializado, aconteceu no dia 29 de setembro de 2024, no auditório do J.W. Marriott, em São Paulo.
Na entrevista concedida à Rádio Onda, Dr. Murillo ressaltou a importância do seu trabalho frente à pesquisa e desenvolvimento do “cultivo de inverno”, realizada no sul de Minas. “Um amigo meu de Poços de Caldas, médico e também fazendeiro em Três Corações, me cedeu um terreno para experimentar essa técnica que eu trouxe depois de observar os vinhedos da Espanha. Analisei o clima e, depois de dois anos, já produzimos o primeiro vinho.” Ele ressaltou que a técnica de segunda poda do vinhedo foi primordial para que a planta produzisse vinho no inverno do sul de Minas e que as condições climáticas favoráveis ajudaram no desenvolvimento de vinhos finos.
Depois de 40 anos de estudos na área da vitivinicultura e cerca de 21 anos depois da produção do primeiro vinho com a sua técnica, Dr. Murillo é hoje um grande produtor de mudas e reconhecido nacionalmente. A sua empresa, o Grupo Vitácea Brasil, trabalha em várias frentes. A Vitácea produz e comercializa mudas de cerca de 60 tipos de uva e tem a própria vinícola, onde produz uma gama variada de vinhos, presta assessoria técnica para implementação de vinhedos, além de outras análises técnicas e emissão de certificados, como o Certificado Fitossanitário de Origem (CFO).
A matriz da Vitácea fica em Caldas, no sul de Minas. Dr. Murillo disse que a vinícola tem toda a estrutura para receber visitantes que queiram fazer turismo enológico e gastronômico. O contato para reservas é o (35) 9972-1948 e o site da vinícola é o www.vinicolaestradareal.com.br.
Fonte: Onda Poços