O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu, por unanimidade, o direito das Testemunhas de Jeová de recusarem transfusões de sangue em procedimentos realizados na rede pública de saúde, desde que haja tratamento alternativo disponível.
?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A decisão, no entanto, não se aplica a menores de 18 anos. Os ministros do STF fundamentaram a decisão nos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da liberdade religiosa.
A Associação Testemunhas de Jeová Brasil afirmou que a decisão proporciona segurança jurídica a pacientes e médicos, alinhando o Brasil com países como Estados Unidos, Canadá e Chile, que já reconhecem esse direito.
O Estado deverá garantir que os tratamentos alternativos estejam disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) e cobrir todos os custos associados.
Com informações da Agência Brasil
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4