A Secretaria de Saúde de Passos faz um alerta sobre a prevenção à proliferação de escorpiões e os cuidados a serem tomados em caso de acidente com esses animais. Os escorpiões são mais ativos em dias quentes e frequentemente são encontrados em construções, entulhos e locais escuros. Os registros de acidentes envolvendo escorpiões em Passos mostram um aumento: 202 casos no primeiro semestre do ano em curso, comparado a 463 em 2022 e 360 em 2021.
Felipe de Oliveira Fraga, médico veterinário, destaca que algumas espécies se adaptaram a ambientes urbanos alterados pelos seres humanos. As medidas de prevenção incluem manutenção e limpeza dos quintais, não acumulação de folhas secas e lixo e acondicionamento adequado de resíduos. A aplicação de veneno não é eficaz para o controle de escorpiões, já que eles tendem a se esconder em locais inacessíveis e podem permanecer em abrigos por longos períodos, tornando os tratamentos químicos ineficazes. Além disso, o uso de produtos químicos de higienização doméstica pode deslocar os escorpiões para locais não tratados, aumentando o risco de picadas.
Fonte: Clic Folha
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/DlR9Ct4e83NDquP3tyTbos