Uma portaria do Ministério da Saúde publicada na segunda-feira (26) no Diário Oficial da União alocou R$ 200 milhões para financiar equipamentos de hemodiálise usados no Sistema Único de Saúde (SUS). Este tratamento é indicado para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica grave.
Em um comunicado, o ministério informou que os serviços com até 29 máquinas de hemodiálise serão beneficiados. A decisão considerou análises e discussões com gestores municipais e estaduais sobre a eficiência de custo “diante das dificuldades encontradas especialmente nesses serviços”.
O valor é calculado em uma base anual e será transferido mensalmente por meio do Componente do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (Faec). Este recurso será posteriormente repassado para os estabelecimentos beneficiados.
O financiamento é uma parte essencial dos esforços para garantir que os pacientes que precisam de hemodiálise possam receber o tratamento necessário. A hemodiálise é um processo que limpa o sangue de toxinas quando os rins não conseguem fazê-lo, e é um tratamento vital para aqueles com doença renal aguda ou crônica.
Fonte: Clic Folha
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/DlR9Ct4e83NDquP3tyTbos