A Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG) atingiu um marco histórico com 22 municípios consorciados, após a aprovação da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso para o retorno da cidade ao consórcio. A AMEG foi fundada em 1984 para descentralizar ações e subdividir as macrorregiões em microrregiões em Minas Gerais.
Ao longo dos anos, a associação experimentou uma rotatividade de municípios participantes. Em 2019, a AMEG foi transformada em um Consórcio Público, o que permitiu a oferta de mais serviços e redução no valor de rateio entre os municípios. A adesão de São Sebastião do Paraíso resultará em uma nova redução no valor de rateio dos serviços e possibilitará a oferta de mais serviços pela AMEG.
Os municípios consorciados da AMEG são: Alpinópolis, Capetinga, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Doresópolis, Fortaleza de Minas, Guapé, Ibiraci, Itaú de Minas, Passos, Pimenta, Piumhi, Pratápolis, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Roque de Minas, São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino e Vargem Bonita. A expansão da AMEG é um passo importante para o desenvolvimento regional, permitindo uma maior oferta de serviços e recursos para os municípios da Microrregião do Médio Rio Grande e fortalecendo a atuação da associação em prol do desenvolvimento sustentável e integrado dos municípios consorciados.
Fonte: AMEG