Após a determinação da Secretaria Municipal de Saúde de Passos (MG) para a reintrodução do uso obrigatório de máscaras como medida de prevenção contra a Covid-19 nas unidades de saúde, a Santa Casa da cidade adotou medidas adicionais. A instituição está agora aconselhando a redução do número de visitantes ao hospital. Esta decisão vem na sequência da confirmação de que 12 funcionários do hospital foram infectados pela Covid-19 recentemente. Além disso, houve um aumento no número de pacientes hospitalizados devido à doença.
Como parte das medidas preventivas, pessoas acima de 65 anos, grávidas e indivíduos apresentando sintomas de gripe estão proibidos de realizar visitas. Adicionalmente, visitas religiosas foram temporariamente suspensas para minimizar os riscos.
A política atual permite somente a presença de um acompanhante para cada paciente internado que necessite de assistência contínua, incluindo crianças e idosos. Casos especiais podem ser considerados para exceções, as quais serão avaliadas pelos profissionais do serviço social do hospital.
“As medidas foram necessárias porque houve um aumento do número de casos na nossa região, Passos e esse aumento também ocorreu na nossa Santa Casa. Nós tivemos um aumento considerável do número de funcionários que testaram Covid positivo, então nós tivemos 12 casos, tivemos um aumento do número de casos específico em um determinado setor e também tivemos aumento do número de pacientes internados com Covid positivo”, disse a médica do trabalho da Santa Casa de Passos, Ana Cláudia Vilela.