No último mês, a Unidade de Medicina Diagnóstica da Santa Casa de Misericórdia de Passos totalizou 15.000 exames de hemodinâmica desde o início do funcionamento do serviço no hospital, em julho de 2012. Através da hemodinâmica, vários procedimentos podem ser realizados com técnicas minimamente invasivas que possuem o objetivo de diagnosticar e realizar o tratamento de doenças através de maneiras mais seguras e rápidas.
Os exames de hemodinâmica são realizados com o objetivo de obter o diagnóstico do estado da circulação das artérias coronarianas, localizar a probabilidade de ocorrer infarto agudo do miocárdio ou, por fim, localizar obstruções que podem estar causando um infarto definido. Na Santa Casa de Passos, vários métodos são realizados, como cateterismos cardíacos, angioplastias das artérias coronárias (coração) com implantes de stents, angioplastia de carótidas e de membros inferiores, valvoplastias, embolizações de aneurismas e tumores, implantes de próteses cardíacas, implantes de marca-passos e, por fim, correções de aneurismas de aorta.
De acordo com Daniel Porto Soares, Superintendente Geral da Santa Casa de Passos, os 15.000 exames realizados são consequência de muito trabalho e dedicação. “Com certeza esses números são apenas o começo do nosso trabalho. É com muito orgulho que vamos contribuindo com a saúde da comunidade de Passos e região com a devoção e competência dos nossos profissionais especializados”, concluiu.