A Santa Casa de Misericórdia de Passos adquiriu um moderno equipamento para diagnósticos moleculares, ampliando a capacidade de detecção rápida e precisa de diversos patógenos em várias áreas da Medicina.
?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
O cardiologista e responsável técnico, José Ronaldo, destacou a importância desse avanço para a saúde. “Com a chegada desse equipamento, a Santa Casa de Passos eleva seu potencial diagnóstico com a implementação de testes moleculares. Essa tecnologia representa um marco importante para a instituição, tornando o processo de diagnóstico mais rápido e preciso”, afirmou. Ele explicou que o diagnóstico molecular é uma técnica avançada que analisa o DNA da amostra biológica para identificar o microorganismo causador da patologia. “O GeneXpert, equipamento utilizado nesses testes, permite a detecção precisa e rápida de diversos patógenos em diferentes áreas”, acrescentou.
De acordo com informações da Santa Casa, a nova tecnologia permite, na área respiratória, a diferenciação entre gripe, vírus sincicial respiratório e covid-19; na área de infecções hospitalares, a investigação de diarreias agudas; nas infecções sexualmente transmissíveis, a detecção de clamídia e gonorreia; e na pesquisa e assistência à saúde pública, o rastreio de tuberculose, incluindo a detecção de resistência farmacológica aos principais medicamentos.
Atualmente, o laboratório da Santa Casa realiza, em média, 180 testes moleculares por mês, sendo 120 deles para o rastreio de tuberculose. “Esses números ajudam a equipe médica a oferecer um melhor tratamento aos pacientes, além de permitir maior agilidade na tomada de decisões, beneficiando significativamente o gerenciamento de leitos hospitalares”, informou a instituição.
A Santa Casa também ressaltou que é um dos poucos hospitais no sul de Minas Gerais a realizar o teste rápido molecular para tuberculose. “Antes, as amostras precisavam ser enviadas a Pouso Alegre, o que resultava em um tempo de resposta longo, além de dificuldades no fluxo e conservação das amostras. Agora, com o equipamento próprio, em parceria com o Ministério da Saúde, o tempo de resultado foi reduzido para cerca de uma hora, sem custo algum para o paciente”, declarou em nota.
Segundo a instituição, a introdução desse novo equipamento de diagnósticos moleculares traz grandes benefícios para a equipe médica, permitindo diagnósticos mais precisos e decisões mais rápidas, aumentando a eficácia dos tratamentos e fortalecendo a capacidade da Santa Casa em lidar com uma ampla variedade de condições de saúde.
