A luta contra a violência doméstica em Machado ganha um importante reforço com a inauguração da Sala Lilás na Casa da Mulher Maria Nazareth da Silva, no dia 04 de julho, às 15h. Um espaço dedicado ao atendimento humanizado e à proteção das mulheres vítimas de violência, a Sala Lilás representa um marco histórico na busca por um futuro livre de agressões e desigualdades no município.
?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
O projeto da Prefeitura Municipal de Machado, através da Secretaria de Planejamento e Gestão, em parceria com a Polícia Civil, a Sala Lilás oferecerá às mulheres acolhimento integral e especializado, com acompanhamento por equipe multidisciplinar composta por psicólogas, assistentes sociais e policiais civis. A criação de um ambiente seguro e acolhedor será fundamental para garantir o bem-estar das mulheres durante todo o processo de atendimento.
Um dos diferenciais da Sala Lilás reside na agilidade da concessão de medidas protetivas de urgência. Todo o procedimento, desde a escuta da vítima até a expedição da medida, será realizado no mesmo local, evitando deslocamentos desnecessários e traumas adicionais para as mulheres.
A Sala Lilás se soma aos diversos serviços já oferecidos pela Casa da Mulher Maria Nazareth da Silva, um verdadeiro refúgio para as mulheres de Machado. Criada em setembro de 2023 a Casa oferece acolhimento e apoio em um ambiente seguro, com equipe composta exclusivamente por mulheres servidoras.
Serviços da Casa da Mulher:
Atendimento psicológico e social: acolhimento e escuta qualificada, orientação individual e familiar, grupos de apoio e acompanhamento em situações de crise;
Assessoria jurídica: orientação sobre direitos e deveres, acompanhamento em procedimentos legais, encaminhamento para defensoria pública e outros órgãos de justiça;
Palestras e oficinas: eventos educativos sobre temas como violência contra a mulher, direitos humanos, empoderamento feminino e prevenção da violência.
A Diretora e Advogada da Casa da Mulher, Taciana Tavares, ressalta a importância da Sala Lilás na agilização do atendimento e na redução da revitimização das mulheres: “Com a Sala Lilás, a mulher não precisa mais passar por várias pessoas e salas para relatar o que aconteceu. Ela pode fazer tudo aqui na Casa da Mulher, desde a solicitação da medida protetiva até o boletim de ocorrência e acompanhamento psicológico. Isso garante um atendimento mais rápido, humanizado e eficaz.”
Taciana também destaca o aumento na procura pelos serviços da Casa da Mulher, demonstrando a crescente confiança das mulheres no espaço: “Com a Casa da Mulher ganhando força, as mulheres têm tomado coragem de nos procurar. A procura pelos nossos serviços tem aumentado a cada dia, e a Casa da Mulher tem se tornado um ponto de referência para o enfrentamento à violência doméstica em Machado.”
A Prefeitura Municipal de Machado reitera seu compromisso com o combate à violência contra a mulher e reforça a importância da união de esforços para construir uma sociedade mais justa e igualitária. A Sala Lilás e a Casa da Mulher Maria Nazareth da Silva são exemplos concretos desse compromisso, oferecendo acolhimento, proteção e empoderamento para as mulheres de Machado.
Lembre-se: A violência doméstica é crime e não deve ser tolerada. Você não está sozinha! A Casa da Mulher está aqui para te ajudar. Localização: Rua Astolfo Pio, n. 344, Centro.
