O Rio Grande, localizado em Passos, Minas Gerais, está com quase 100% de seu volume, algo que não ocorria há 15 anos. Essa situação tem gerado paisagens deslumbrantes e atraído turistas para a região. O porto entre Passos e São João Batista do Glória também tem se beneficiado com o aumento do movimento de embarcações.
Aposentados como Norivaldo Carlos Vasconcelos relembram a época em que o rio estava nesse nível e havia balsas em operação. O aumento no nível do rio também favorece a reprodução dos peixes, algo que os pescadores da região, como Nilton da Silva Machado, comemoram. Segundo Nilton, o repovoamento de alevinos e a sobrevivência dos peixes na primeira etapa de vida são indicativos que o rio está se recuperando.
Esse cenário contrasta com a situação em setembro de 2021, quando o Rio Grande atingiu um dos piores volumes de sua história, marcando apenas 17%. O aumento no nível do rio não só favorece a vida aquática e o turismo, como também impulsiona o comércio local, trazendo maior faturamento para os comerciantes da região.
Fonte: G1