O Lar do Idoso Frederico Ozanam, de Carmo do Rio Claro, publicou na manhã desta quarta-feira, 16, um comunicado à comunidade.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
De acordo com o texto, no domingo (13), alguns residentes testaram positivo para a Covid-19 na instalação. Por causa disso, as normas de saúde para controlar o coronavírus foram reestabelecidas e o local está com as visitas suspensas.
“Os pacientes estão bem, apresentam somente sintomas gripais leves… Na manhã de ontem uma residente foi hospitalizada e veio a óbito hoje. A causa do óbito ainda não foi definida, todavia a referida possuía várias comorbidades”, disse o Lar do Idoso Frederico Ozanam.
O Portal Onda Sul entrou em contato com a equipe do Lar do Idoso que, por sua vez, adiou a entrevista por motivos de estarem resolvendo situações internas.
Nova variante do Coronavírus:
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou nesta segunda-feira (14) que foram detectados dois casos da nova linhagem XEC do vírus Sars-CoV-2 da Covid-19. Ambos os pacientes residem na capital fluminense e não viajaram para fora do país recentemente.
Os casos foram identificados a partir de um monitoramento de rotina do Centro de Informação Estratégica e Vigilância em Saúde da SES-RJ, que seleciona amostras aleatoriamente para exames genéticos.
A identificação da XEC foi realizada pelo Laboratório de Vírus Respiratórios, Exantemáticos, Enterovírus e Emergências Virais do IOC, que atua como referência para Sars-CoV-2 junto ao Ministério da Saúde e à Organização Mundial da Saúde (OMS).
A XEC foi classificada pela OMS no dia 24 de setembro como uma variante sob monitoramento. Isso ocorre quando uma linhagem apresenta mutações no genoma que são suspeitas de afetar o comportamento do vírus e observam-se os primeiros sinais de “vantagem de crescimento” em relação a outras variantes em circulação.
A linhagem foi identificada no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Santa Catarina.