O programa Futuro no Campo está com inscrições abertas para jovens rurais interessados em aprimorar suas habilidades e apoiar a sucessão familiar no campo.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A iniciativa do Governo de Minas, por meio da Emater-MG, prevê a capacitação de 500 jovens em 2025, com foco no fortalecimento das atividades agrícolas. Podem participar agricultores ou filhos de agricultores familiares, entre 16 e 29 anos, que residam no meio rural. As inscrições vão até o dia 22 de novembro e devem ser feitas junto à equipe técnica local da Emater-MG.
O coordenador técnico estadual da Emater-MG, José Custódio do Nascimento Júnior, explica que o programa possui critérios de seleção específicos, disponíveis no edital da Emater-MG. “Para participar, o município precisa contar com um extensionista da Emater-MG, que é capacitado para realizar o acompanhamento técnico dos inscritos. É necessário que o jovem participe ativamente do empreendimento agrícola familiar e apresente a documentação requerida”, destaca.
O programa Futuro no Campo é dividido em projetos como Jovens do Café, Jovens do Leite e Jovem Empreendedor Rural, abrangendo áreas como olericultura, fruticultura, apicultura e avicultura. Cada jovem poderá se inscrever em apenas um dos projetos, recebendo kits, capacitações e acompanhamento técnico por um período de 12 meses. A capacitação inclui também orientações em gestão do empreendimento.
A seleção dos participantes será feita com base em critérios descritos no edital, sendo publicada a lista final dos selecionados no site da Emater-MG até 2 de dezembro de 2024.
Em casos de empate, a preferência será dada ao candidato do sexo feminino.