Dois produtores de Piumhi (MG) se destacaram no Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais 2024. O anúncio dos vencedores foi feito na última quarta-feira (11), em Belo Horizonte, durante a solenidade promovida pela Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural (Emater-MG), responsável pela competição.
Os premiados de Piumhi foram Pedro Brás, reconhecido na categoria Café Natural, e Jair Brás, premiado na categoria Café Cereja Descascado/Despolpado/Desmucilado.
Na categoria Café Natural, o grão recém-colhido passa por um processo de lavagem e é imediatamente levado para secar.
Já na categoria Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado, após a lavagem, há uma separação entre os frutos verdes e secos e os maduros, que são descascados e seguem para a secagem. Nos cafés despolpados e desmucilados, o processo inclui uma etapa de fermentação em tanque.
A avaliação dos cafés foi realizada por especialistas certificados como Q-Arabica Graders, profissionais com certificação internacional e habilidades avançadas em degustação e análise de café arábica. Para chegar à final, as amostras precisaram obter mais de 85 pontos nas avaliações.
Nesta 21ª edição do concurso, participaram 1.406 amostras de 146 municípios mineiros, representando as quatro principais macrorregiões produtoras do estado: Matas de Minas, Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Chapada de Minas.
“Reconhecemos a importância do café, não só do ponto de vista econômico e do peso na nossa pauta de exportação. Mas também pela renda que ele leva para o campo, proporcionando a melhora de vida para aqueles que vivem desta atividade”, declarou o presidente da Emater-MG, Otávio Maia.
A competição é promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).
Via: G1