Uma operação conjunta, solicitada pela 4ª Promotoria de Justiça de Araguari, no Triângulo Mineiro, resultou na autuação e interdição da indústria Frango Jaiara.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Participaram da ação fiscais do Procon-MG, peritos médicos-veterinários da Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais (Ceda), do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), um fiscal do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MG) e policiais militares.
Os peritos constataram falhas no equipamento de insensibilização, que deveria garantir o abate humanitário das aves, mas estava defeituoso, falhando em provocar a perda de consciência dos animais. O laudo também apontou que o tempo de espera entre o transporte e o abate era excessivo, resultando em sinais de desconforto e cansaço nas aves.
Outro problema identificado foi o controle inadequado da refrigeração nas salas de evisceração e embalagem, com temperaturas acima do permitido por lei, comprometendo a segurança sanitária dos produtos.
Além disso, a documentação da empresa estava irregular, com a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) vencida desde julho de 2023.
A indústria Frango Jaiara só poderá retomar suas atividades após corrigir todas as irregularidades e comprovar isso à Promotoria de Justiça.