Na terça-feira (17/12), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 58 produtos, entre perfumes e eletrônicos, sem nota fiscal em um ônibus na BR-381, em Pouso Alegre. O veículo, que seguia de São Paulo para Três Pontas, foi abordado por volta das 19h30, no km 871 da Fernão Dias.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Os itens apreendidos, que estavam em desacordo com a legislação tributária, foram encaminhados para a Receita Federal de Poços de Caldas, onde serão tomadas as providências cabíveis. A PRF identificou os responsáveis pelas encomendas, que não estavam no ônibus no momento da abordagem. O veículo foi liberado.
O crime relacionado à apreensão é caracterizado como Descaminho, previsto no artigo 334 do Código Penal. Esse crime ocorre quando há entrada, saída ou venda de mercadorias no Brasil sem o devido pagamento de tributos. Diferente do contrabando, que envolve produtos proibidos, o Descaminho visa burlar a fiscalização tributária e prejudicar a arrecadação pública, além de criar desvantagens competitivas para o comércio regular.
Essa apreensão é a segunda em apenas quatro dias na Fernão Dias, em Pouso Alegre. No sábado (14/12), a PRF já havia apreendido 88 cigarros eletrônicos, conhecidos como ‘vapes’, que são proibidos no Brasil por configurarem contrabando.